Os benefícios da convivência entre animais e crianças

animal

Crianças que crescem em famílias com animais de estimação usufruem de incontáveis benefícios.
As crianças e bebés adoram explorar e investigar o mundo, e os animais são uma enorme fonte de estímulos. As brincadeiras tornam-se mais ricas, variadas, excitantes e divertidas se forem partilhadas com um amigo; os animais ajudam a desenvolver a agilidade e destreza motora e “fornecem”uma diversidade de texturas que as crianças adoram explorar e acariciar.
Diferentes estudos comprovam que as crianças que crescem com cães e gatos são emocionalmente mais inteligentes e compassivas e demonstram mais empatia em relação aos animais e seres humanos, têm mais facilidade na socialização e criam laços mais fortes. Animais e crianças aprendem a cuidar uns dos outros e a demonstram carinho e afeto recíprocos de forma espontânea. Não são raros os relatos de animais que salvam bebés ou crianças ou os protegem de acidentes.
A autoestima dos mais pequenos também sai reforçada quando são envolvidos nas rotinas e cuidados aos animais. Sentem-se mais capazes e competentes e adquirem sentido de responsabilidade. Há até algumas escolas que optam por ter uma animal de estimação na sala de aula!
O sistema imunitário dos bebés fica também reforçado. Um estudo revela que crianças com menos de um ano que convivem com cães ou gatos têm 30% menos probabilidade de sofrer tosse, rinite ou febre, e 50% menos de sofrer de infeções nos ouvidos.
Os animais ajudam ainda ao desenvolvimento da linguagem e comunicação e influenciam a capacidade cognitiva futura.
Os animais ensinam-nos o que é a família e o amor. O privilégio de crescer com um ou vários animais não tem preço. Definitivamente, os animais tornam-nos pessoas melhores.