Higiene oral e problemas orais

teethbrush-and-cat-F8PVA9D

Já se imaginou sem lavar os dentes durante toda a vida?
Será que cuidamos realmente da saúde oral dos nossos animais de estimação?
Pensa que o máu hálito do seu cão é só desagradável? A patologia oral pode desencadear problemas sérios de saúde, nomeadamente renais, cardíacos e hepáticos!

A grande maioria dos tutores de cães e gatos não tem o hábito de lavar os dentes aos animais de companhia! Muitas vezes nem sequer temos o hábito de verificar o estado da boca e dos dentes, o que permitiria identificar problemas de saúde oral numa fase mais precoce.
È muito importante habituar os animais em idade jovem a deixarem escovar os dentes e a deixarem verificar o estado dos mesmos (atenção que é preciso verificar todos os dentes, incluindo os molares, e não só aqueles que se vêm).
O processo de habituação à escovagem deve ser lento, gradual e pautado por incentivos. Devemos começar por apresentar a pasta de dentes adequada à espécie, depois massajar levemente os dentes, a seguir apresentar a escova com pasta. Iniciar o processo pelos dentes caninos e molares, continuar com os incisivos e só no final tentar escovar a face interna dos dentes.
Quando não for possível, podem usar-se métodos alternativos, como barras, snacks, outros.

Os principais sintomas de patologia oral são:
Halitose/ Mau hálito
Tártaro
Gengivite
Relutância/Dor em mastigar ou comer

Se o seu animal já tem tártaro acumulado, poderá precisar de fazer uma destartarização. Este procedimento é simples mas tem de ser realizado com anestesia geral!

Sabia que os animais podem ter aparelhos ortodônticos? Por vezes os animais podem necessitar de usar aparelhos para corrigir a posição dos dentes. Estes procedimentos devem ser realizados por Médicos Veterinários especializados. Devem ser realizados por motivos de saúde, e não por motivos estéticos apenas!