Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama

laço

O Cancro ou Tumor Mamário consiste numa transformação neoplásica do tecido mamário. Este tumor pode ser benigno ou maligno, distinguindo-se principalmente pelo grau de metastização. Estes tumores podem aparecer em caninos e felinos sendo muito mais prevalentes nas fêmeas e numa faixa etária avançada (a partir dos 7 anos). As fêmeas não esterilizadas, que desenvolvem pseudogestações frequentes ou sujeitas a tratamentos hormonais para supressão de cio ou seja, anticoncetivos são as mais afetadas.
O diagnóstico precoce é muito importante para o sucesso do tratamento. Ao avaliar fisicamente o animal é possível palpar nódulos ou massas nas mamas, de diferentes tamanhos (desde pequenas granulações a grandes massas) e com aderência variável à parede abdominal. Estes nódulos podem estar limitados a uma ou mais mamas e normalmente são indolores. Os tumores mamários, sobretudo os malignos, tendem a crescer e a originar grandes massas que podem ulcerar, isto é, abrir feridas que sangram e não cicatrizam, e infetar.

Como prevenir?
A esterilização precoce (Ovariohisterectomia) é, sem dúvida, o principal método de prevenção do aparecimento do Cancro da Mama, pois confere uma proteção e diminuição da incidência de tumores mamários.
Está provado que se esterilizar as gatas antes dos 6 meses de idade a redução do risco é de cerca de 91%, caso sejam esterilizadas antes de 1 ano de idade, a redução é de cerca de 86%.