O plástico que só se usa uma vez “tortura os oceanos para sempre”

Plastic bag floating into the sea. Polluted enviromental. Recycl

Todos os oceanos têm lixo – maioritariamente, plástico. Segundo previsões do Fórum Económico Mundial, se não repensarmos o uso e a produção de plástico, é possível que, até 2050, haja mais plástico do que peixes no mar. É no oceano Pacífico Norte que este problema assume contornos mais preocupantes: lá existe a maior ilha de lixo flutuante , com cerca de  17 vezes o tamanho de Portugal continental e ilhas.

Mais do que prejudicar o ambiente e poluir as águas, os plásticos são responsáveis pela morte e doença de milhares de animais marinhos em todo o mundo, Quer por asfixia, quer por ingestão ou por provocarem lesões (ficam enrolados nos animais, ect. ).

 A 16 de Março, uma baleia deu à costa nas Filipinas com 40 quilos de sacos plásticos no estômago.  Já em Novembro de 2018, uma baleia tinha sido encontrada morta na Indonésia com 5,9 quilos de plástico no estômago

Uma mudança nos nossos hábitos, pode salvar a vida a alguns animais marinhos.

Dizer não à utilização de palhinhas, ou talheres e pratos descartáveis, comprar a granel ou deixar de beber água engarrafada, para evitar a utilização de embalagens.